domingo, 15 de junho de 2014

Uma rápida abordagem à Cultura de Segurança nos Serviços de Saúde. Importante avaliar e fortalecer!

A abordagem à cultura de segurança é relativamente recente no Brasil, mas a temática vem ganhando destaque com o reconhecimento de que os serviços de saúde são ambientes com riscos, em potencial. 
A partir deste reconhecimento, as organizações passaram a incorporar ações, protocolos e medidas para identificar, prevenir, mitigar os riscos relacionados ao cuidado aos pacientes, ao ambiente e etc.
Falar sobre Cultura de Segurança é um importante passo para a construção de organizações mais eficientes, para proporcionar um cuidado efetivo, de qualidade, seguro. 
A decisão de avaliar e discutir a cultura de segurança representa uma atitude de maturidade, oportunidade, para a construção de uma base consistente para compreender e planejar as iniciativas e o caminho a tomar em busca da Melhoria (contínua) da Qualidade e Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde.
Os slides a seguir são parte de uma aula que ministrei em um Hospital no MS, onde mais de 80 pessoas estavam presentes, preocupados com quais passos dariam em direção à qualidade.
Compartilho com vocês!
Espero que sirvam para a reflexão.
Abraços. 
Andréa Drumond  













                                          (Fonte: Esquema de adaptação dos principais grupos de atividades da gestão da     qualidade à gestão da segurança do paciente, in Caderno ASSISTÊNCIA SEGURA: UMA REFLEXÃO TEÓRICA APLICADA À PRÁTICA, Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde.)


















Nenhum comentário:

Postar um comentário